CTF

Funcionamento do Ar-condicionado.

Quando o motorista liga o ar-condicionado, o módulo de injeção habilita o acionamento elétrico para a embreagem eletromagnética e através de um acionamento mecânico de correrias e polias, o compressor, cria diferenças de pressão, fazendo com que o Fluido refrigerante com o óleo, faça o circuito de refrigeração, passando pelo condensador, filtro secador e válvula de expansão, estas são as linhas de alta pressão, onde o fluido está no estado líquido, ao passar pela válvula de expansão, que restringe a passagem de gás, ele se expande, baixando a pressão e a temperatura e entra no evaporador (geralmente dentro do painel do veículo), retirando através de fluxo de ar, o calor do interior do veículo, proporcionando uma temperatura mais agradável.

Em veículos mais modernos, existem sensores, que monitoram as temperaturas e informam o comando eletrônico e um microprocessador, que faz a mistura de ar quente e ar frio, mantendo o ar seco e a temperatura estável programada pelo motorista, dentro da cabine. Alguns compressores têm vazões variáveis, que proporciona mais conforto e redução de consumo de combustível.